segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Forte São Marcelo

Sob proteção do IPHAN, esse forte nasceu como um baluarte de forma triangular construído em madeira no início do século XVII sobre um arrecife na entrada do porto de Salvador. Reconstruído em alvenaria de pedra, depois da invasão holandesa de 1624, ganhou sua forma circular e a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. Seu acesso é feito de barco a partir da Rampa dos Saveiros, ao lado do Mercado Modelo.
Foi aberto à visitação pública em 29 de março de 2006, devido a um trabalho de recuperação de iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador. Hoje abriga os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade.
Os museus conduzem os visitantes a navegarem pela memória da baía, às histórias da fundação de Salvador, a conhecerem o patrimônio histórico da cidade e os relatos que envolveram a construção do forte e sua utilização estratégica para defender a cidade.

Em 14 salas, há exposições permanentes, temporárias e a midiateca - um banco de dados sobre a Cidade de Salvador, com informações históricas e socioeconômicas, através de vídeos, encenações e projeções virtuais. O forte dispõe ainda de espaço para eventos na área externa e auditório.

Mais informações em: http://www.visiteabahia.com.br/

Postado por Bárbara Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário