segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Balé Folclórico da Bahia


O folclore e a cultura do Brasil foram formados pela combinação de três diferentes correntes: européia, através da colonização portuguesa; africana, pelos escravos e a indígena, os nativos da terra. O Balé Folclórico da Bahia procura retratar, no mais puro estado, as manifestações folclóricas da Bahia, incluindo alguns quadros sobre o Candomblé, religião de origem africana, na qual a música e a dança são alguns dos elementos principais.


O espetáculo é composto pelos quadros:


Pantheon dos Orixás - Os deuses africanos (Orixá) após incorporarem em seus adeptos mostrarão, através da dança, as principais características de sua personalidade: OGUM(Deus do Ferro e da Guerra), OXUM (Deusa dos Rios e Lagos), OMOLÚ (Deus das Doenças e da Morte), IANSÃ (Deusa dos Ventos e Tempestades) e OXOSSI (Deus da Caça e das Florestas).


Dança do Fogo - Dança feita em homenagem a XANGÔ, o Deus do Fogo e dos Trovões.


Puxada de Rede - Manifestação popular ainda encontrada nas praias da Bahia, na qual IEMANJÁ, a Deusa do Mar, é saudada pelos pescadores e suas esposas, que através de danças e cânticos, imploram por proteção e uma boa pescaria.


Maculelê - Dança dramática que teve sua origem nas plantações de cana-de-açúcar, na Bahia, em comemoração à boa colheita, também sendo utilizada, devido à sua violência, como meio de defesa dos escravos contra os senhores feudais.


Capoeira - Luta de origem africana, trazida para o Brasil pelos escravos vindos de Angola durante o período colonial.


Samba de Roda - É a mais descontraída dança da Bahia, desde os tempos em que era executada pelos escravos, nas senzalas, na suas horas de lazer. Particulariza-se pelos movimentos ondulantes e sensuais dos quadris das mulheres.



Diretor: Walson Botelho
Duração: 60 minutos
Horário: Seg, Qua, Qui, Sex e Sab, 20:00
Preço: R$30,00
Local: Teatro Miguel Santana




Postado por Bárbara Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário